O Futuro do seu Sucesso começa aqui

1. Mediação/Intermediação

A transação de um Estabelecimento de Farmácia é um processo complexo, que envolve muitas variáveis específicas do sector e, como tal, deverá ser apenas acompanhado por especialistas. Seja no papel de vendedor, seja no papel de comprador, ao ser interveniente num processo desta natureza, irá deparar-se com obstáculos que, não sendo intransponíveis, necessitarão indiscutivelmente de apoio de quem está no mercado há largos anos, domina todo o processo e possui um “know how” acumulado em dezenas de negócios mediados com sucesso. Estamos disponíveis para acompanhar todo o processo desde o seu início até à sua conclusão, propondo em cada momento a melhor solução com o máximo rigor e segurança. Temos parcerias com variados prestadores de serviços – Advogado, ROC, Fiscalista – por forma a prever antecipadamente qualquer fator de risco e propor de imediato a forma ideal de o ultrapassar. Dispomos de todas as ferramentas e conhecimento necessário para que o processo decorra sem surpresas e o seu desfecho seja a contento dos objetivos iniciais dos intervenientes. Pela sua especificidade a transação de um Estabelecimento de Farmácia apenas deve ser acompanhada por quem domina o mercado. Desta forma, não dever ser encarado como apenas um negócio generalista, necessitando para o efeito de métodos e técnicas específicos.

 

2. Farmácia a pedido

Identificou a Farmácia que pretende adquirir e não sabe como deverá agir, ou não dispõe dos conhecimentos necessários a despoletar o processo? Pretende igualmente, numa primeira fase, manter a sua identificação reservada? Poderá contactar-nos que nós faremos a primeira abordagem conducente à concretização da sua aquisição. Efetuaremos as pesquisas necessárias com vista a conhecer com rigor a situação económica e financeira da Farmácia a adquirir e estabelecemos os contatos exploratórios necessários, com vista a definir o eventual interesse na venda. Adicionalmente, através de processos de “due dilligence” devidamente testados e validados, procuraremos conhecer a real situação económica e financeira, por forma a que o investimento não seja defraudado.

 

3. Consultoria

*) Avaliação de Alvarás de Farmácia

São várias as situações que podem levar à necessidade de proceder à avaliação de um alvará de Farmácia:

- Fusão/Reestruturação de Sociedades proprietárias dos alvarás;

- Partilhas;

- Transação de Sociedades proprietárias de Alvarás;

- Avaliações judiciais no âmbito de processos em Tribunal.

Este trabalho tem vantagens para todos os intervenientes na transação, compradores, vendedores, instituições financeiras entre outros, já que a abertura de uma Farmácia em Portugal é limitada: depende de uma capitação mínima de habitantes por município, procedida da abertura de um concurso por parte do INFARMED. Esta situação, dificulta ou até impede mesmo a atribuição de novos alvarás para a abertura de novas Farmácias, pelo que se pode colocar a seguinte questão:

Quanto vale um Alvará de Farmácia?

Sendo um ativo intangível, a resposta a esta questão não é imediata, nem linear. Irá depender, antes de mais, da posição que se assuma numa eventual transação, bem como das características próprias de cada alvará, nomeadamente a sua localização. Adicionalmente, o próprio mercado de transação de Farmácias terá um papel ativo na sua determinação. Para responder cabalmente à questão formulada podemos intervir dando uma resposta devidamente fundamentada à necessidade de estabelecer um valor de transação adequado e fiável. Com base na experiência acumulada e pelo acompanhamento constante do mercado, estamos em condições de poder estabelecer um valor de transação justo, que permita valorizar o património do vendedor de forma adequada, bem como permitir ao comprador o retorno do seu investimento. Desta forma, garante-se uma transição de propriedade transparente, onde compradores têm o retorno esperado do investimento, e o vendedor obtém um valor justo pela sua farmácia.

 

*) Projetos investimento/Estudos de viabilidade

Quer na aquisição de um novo estabelecimento de Farmácia, quer na expansão da capacidade do seu próprio estabelecimento, o Proprietário depara-se com a questão principal numa situação destas:

Será que vou obter o retorno do meu investimento?

Para dar resposta a esta questão, elaboramos o respetivo plano de negócio associado ao projeto de investimento, avaliando a sua rentabilidade e retorno. Acompanhamos de igual forma a sua execução, procurando minimizar os desvios face ao plano inicial, com vista ao objetivo fundamental de recuperação do investimento no espaço de tempo economicamente mais vantajoso.

 

*) Análise e recuperação de farmácias

A Farmácia de Oficina é nos dias de hoje uma atividade com características muito próprias de Gestão. Não obstante os serviços prestados à população na área da saúde, muitas vezes complementar ao próprio Serviço Nacional de Saúde, tem um conjunto de especificidades ao nível administrativo que não podem ser descuradas pelos seus Proprietários. Estes, nem sempre conhecedores das ferramentas de gestão administrativa e financeira, encontram nos nossos serviços os Técnicos que os poderão auxiliar na identificação dos estrangulamentos económicos e propor as respetivas medidas corretivas. De igual forma, poderão contar com a nosso apoio na gestão futura da Farmácia, com vista à otimização da sua conta de exploração, controlando os custos de funcionamento e procurando maximizar a rentabilidade.